Cura Espiritual
O Cristo, quando curava, dizia para os beneficiados que seus pecados estavam perdoados, fazendo uma analogia, uma relação, entre os erros do passado (atual ou pretérito) e a etiologia das doenças. A causa, portanto, das doenças está nos distúrbios espirituais, da atual ou das anteriores existências.
Um exemplo evangélico vem logo à tona: Encontrando no Templo de Jerusalém o paralítico que havia curado no Tanque, em Betsaida, Jesus lhe diz: "Olha que já estás curado; não peques mais para que não te suceda alguma coisa pior". (João: 5:14).
Allan Kardec tratou sobre o aspecto geral de curas e nos demonstra que "este gênero de mediunidade consiste, principalmente, no dom que possuem certas pessoas de curar pelo simples toque, pelo olhar, mesmo por um gesto, sem o uso de qualquer medicação". (Livro dos Médiuns - Cap. XIV - 175 - 2ª Parte).
Diferente do magnetizador é o médium curador, uma vez que esta faculdade é espontânea, e que alguns a possuem sem terem tido, jamais, conhecimento do magnestismo. É assim que nos assinala que neste caso existe a potência oculta, que é o que realmente constitui e caracteriza a mediunidade.
Matéria extraída do "Jornal Correio Espírita" de Novembro de 2009